“Fotografia de Paisagem”

PRÓXIMA EDIÇÂO: (a anunciar)

Conhecer além da fotografia, meteorologia, astronomia, cartografia básica e digital para melhor planear e fotografar as paisagens rurais, naturais e urbanas.

Conhecer os recursos e gadgets fotográficos aplicáveis, para melhor atingir resultados ambicionados, polarizadores PL e PC, densidade neutra ND, longas exposições Bulb e Noise, HDR e StackFocus, material de campo pessoal e APPs dedicadas. Fotografia panoramica HR , recursos técnicos e informáticos.

Compreender e experimentar a natureza de diferentes fontes de luz, suas temperaturas de cor, golden hour, fogball e VegasLight, gama luminica dinamica do olhar e da fotografia.

 

 

O Flash Não Morde

  • PRÓXIMA EDIÇÂO: Instituto Português de Fotografia - Lisboa

       17, 18 19 de Maio de 2018

Workshop para fotógrafos amadores e profissionais com flash autónomo de tipo speedlight para camaras DSLR.

Frequentemente os fotógrafos são surpreendidos com maus resultados pela utilização do flash autónomo. A luz ambiente desapareceu, as sombras são ireais, as foto perderam-se pelo não disparo do flash, etc, etc, tudo porque maioritáriamente o manuseamento do flash foi inadequado.

Os vários tipos e caracteriticas dos flash até aos “speedlight” modernos. Os controlos manuais, automáticos e programáveis. Da iluminação directa a partir da camara com um flash até à utilização de vários flashes por controlo infravermelho ou wireless fora da camâra.

Objectivos: No final do workshop pelo conhecimento, identificação, compreensão e dominio prático do flash autónomo, os participantes terão mais uma ferramenta na fotografia, em geral, e especialmente em documental, reportagem ou criativa sob um controlo pessoal do autor.

Fotografia por Lightpainting

  • PRÓXIMA EDIÇÃO: a anunciar

Workshop para fotógrafos amadores e profissionais com cameras DSLR interessados na modulação de luz criativa, mediante utilização de fontes de luz não convencionais e autónomas para uma melhor criação e interpretação pessoal.

Se não tivermos luz, como vamos iluminar? Que fontes de luz estão à nossa disposição? Quais são as suas características técnicas? Como aproveitar as suas possibilidades estéticas?
O Workshop de iniciação à fotografia Light Painting responde a estas questões permitindo aos seus participantes explorarem criativamente fontes de luz alternativas, por exemplo, lanternas de leds, flashes, projectores domésticos, faróis, candeeiros e velas.             contactar:

https://www.ipf.pt/site/cursos/workshop-iniciacao-fotografia-light-painting-lisboa/

 

 

MASTER BOOT CAMP DE REPORTAGEM

 

Próxima edição: (a anunciar)

http://www.ipf.pt/site/master-boot-camp-reportagem/

A reportagem fotográfica é a área específica mais praticada por amadores e profissionais, seja na componente de fotografia de rua, documental, institucional ou jornalismo.

Este curso, em regime presencial e à distância, é fundamental para adquirir formação, treino logístico e auto-suficiência na produção e edição de trabalhos fotográficos nas áreas da reportagem de Desporto, Arte e Espetáculos, Política, Sociedade, Economia e Institucional.

O formando vai experienciar estas seis áreas da reportagem, e em cada uma delas será acompanhado por um formador com experiência e trabalho reconhecido nessa mesma especialidade. Além de aulas de grupo, cada formando terá acompanhamento individual, semanalmente. No final, terá completado um portfólio, através das tarefas que foi realizando, com a máxima autonomia possível, de forma a enfrentar o mercado de trabalho com todas as ferramentas necessárias e conhecimento prático.

 

INICIAÇÃO

  • PRÓXIMA EDIÇÃO: (a anunciar)

Workshop de iniciação para fotógrafos amadores com camaras DSLR,  Mirrorless ou outras com controlos manuais interessados em conhecer mais e melhorar as suas fotos.

O objectivo é aprender, conhecer e praticar, alcançando resultados técnicos e estéticos mais gratificantes e motivadores para os fotógrafos iniciados.

-   Da história da invenção da Fotografia à actualidade.

-   Da camara estenopeica aos smartphones fotográficos.

- Principais mecanismos da camara fotográfica: obturadores, diafragmas, profundidade de campo, fotometria, objectivas.

-   As estéticas clássicas e a composição livre e pessoal.

-   Tratamento e edição digital.

Em 21 horas distribuidas por 3 sábados para conhecer, experimentar e realizar novas e melhores fotos.

Reportagem de Desporto

  • PRÓXIMA EDIÇÂO: (a anunciar)

Conhecimento, prática, e evolução na reportagem fotográfica em diferentes áreas e modalidades desportivas.
Os formandos no final do workshop deverão dominar melhor o seu equipamento bem como a linguagem visual e estética da reportagem desportiva, assim como as suas regras, logistica e diversidades.

Fotógrafos avançados, fotojornalistas, e colaboradores de federações, associações e clubes desportivos, interessados, na produção e divulgação das imagens de atividades desportivas para sites e redes sociais.